Musicoterapia

Informações

A Musicoterapia é uma abordagem terapêutica que utiliza a música como ferramenta para desenvolver habilidades comunicativas e de autoexpressão. Através do aprendizado de instrumentos rítmicos e melódicos, o paciente pode melhorar o controle motor, a respiração, a consciência corporal e o desenvolvimento do pulso musical, habilidades essenciais para tocar, compor, cantar e dançar.

Além da prática instrumental, a apreciação musical é uma parte essencial da terapia, permitindo que o paciente desenvolva habilidades de escuta e noções de timbre, forma e dinâmica musical. Essa habilidade de escuta atenta estimula a concentração e pode promover um aprimoramento em atividades práticas do cotidiano. A Musicoterapia tem um histórico na área psicológica, sendo aplicada em tratamentos de ansiedade e isolamento, além de auxiliar na reabilitação de distúrbios motores e cognitivos.

Onde a Musicoterapia pode ser usada

AVC

Mostra-se efetiva no tratamento de derrames, devida a ação da música em diversas áreas do cérebro, estimulando interações sociais e despertando emoções.

Demência

Comum em doenças como o mal de Alzheimer. A música estimula a sinapse de neurônios.

Amnésia

Ameniza os sintomas através de diversas interações musicais, como a escuta e a prática instrumental.

Afasia

O ato de cantar estimula as regiões do hemisfério direito do cérebro. Através da Terapia da Entonação Melódica, as frases são transformadas em linhas melódicas, com isso o paciente vai aos poucos aprendendo entonações comuns do cotidiano

Autismo e Síndrome de Down

Utilizando-se dos instrumentos para expressão e trazendo qualidade de vida para o paciente.

Dificuldades Motoras

Através de exercícios de coordenação e independência dos membros, o paciente entenderá como funciona o pulso e suas subdivisões. Isso auxiliará no desenvolvimento motor em complemento a diversos outros tratamentos de reabilitação

Entrar em Contato