A fonoaudiologia é uma área de atuação que tem como objetivo aprimorar a comunicação humana e tratar seus distúrbios. O fonoaudiólogo é responsável pela avaliação, diagnóstico, terapia e orientação de pacientes, familiares e cuidadores. Ele trabalha com a função auditiva periférica e central, função vestibular, linguagem oral e escrita, voz, fluência e motricidade orofacial, ajudando a fortalecer a musculatura dos lábios, língua, bochechas e face, além de auxiliar na respiração, sucção, mastigação, deglutição e fala. Com atendimento em todas as fases da vida, o profissional promove hábitos saudáveis e inclusão social.
Além disso, o fonoaudiólogo pode contribuir para o desenvolvimento da saúde da população, por meio de ações preventivas e de promoção da saúde, estimulando a adoção de hábitos saudáveis e oferecendo orientações sobre os cuidados com a comunicação humana. É uma área que está em constante evolução e desenvolvimento, buscando novas tecnologias e técnicas para o diagnóstico e tratamento de distúrbios da comunicação. O fonoaudiólogo é um profissional importante para a promoção da saúde e qualidade de vida das pessoas.
A comunicação oral depende da audição. Infecções de ouvido, uso de medicamentos e outros fatores podem levar a alterações auditivas que prejudicam a comunicação. A Audiologia oferece mecanismos para tratar as consequências das dificuldades de comunicação do indivíduo.
A atuação do fonoaudiólogo em motricidade orofacial visa a melhora das funções relacionadas à fala, respiração, sucção, mastigação, entre outras, propiciando melhor qualidade de vida e facilitando a comunicação do indivíduo.
A produção vocal depende do funcionamento adequado das pregas vocais, e quando há problemas nessa área, podem surgir alterações como rouquidão e abafamento da voz, prejudicando a vida pessoal e profissional do indivíduo. O fonoaudiólogo atua no tratamento, prevenção e correção dessas imperfeições, aprimorando os padrões vocais e proporcionando uma melhor qualidade de vida.
A disfagia é um sintoma que indica prejuízo no ato de engolir, ocasionado por diversos fatores, como AVC, problemas neuromusculares, demência, entre outros. O fonoaudiólogo participa de um tratamento multidisciplinar composto por médicos, enfermeiros e nutricionistas, cuja função é restaurar a deglutição e a comunicação do paciente.
A Fonoaudiologia Neurofuncional consiste na realização de avaliação, diagnóstico, prognóstico, habilitação e reabilitação fonoaudiológicos em pessoas que apresentam alterações neurofuncionais, atuando em sequelas do sistema nervoso central ou periférico. O objetivo do profissional é promover a melhoria da qualidade de vida desses pacientes, atuando em distúrbios como afasia, disartria, apraxia, entre outros, buscando aprimorar a comunicação e a deglutição desses indivíduos, além de proporcionar a independência e a autonomia no seu cotidiano.