A terapia ocupacional é uma área da saúde que visa ajudar pessoas com dificuldades em realizar suas atividades cotidianas. Esta terapia pode ser aplicada a uma ampla gama de pacientes, desde crianças com distúrbios de desenvolvimento até adultos com lesões cerebrais, distúrbios mentais, doenças crônicas ou deficiências físicas. Inicialmente, o paciente passa por uma avaliação das habilidades motoras, cognitivas e emocionais, a partir da qual é desenvolvido um plano de tratamento personalizado que inclui exercícios, técnicas de adaptação, modificações ambientais ou outras intervenções.
A abordagem terapêutica da terapia ocupacional é holística e se concentra na maximização da independência e qualidade de vida das pessoas, permitindo que elas participem de atividades significativas e importantes para elas. O objetivo é ajudar as pessoas a superar as barreiras que impedem o desempenho das atividades importantes em suas vidas, seja relacionadas ao trabalho, lazer, auto cuidado ou tarefas domésticas. O trabalho do terapeuta ocupacional é fundamental para ajudar os pacientes a recuperar sua autonomia e independência, melhorando assim a qualidade de vida e bem-estar.
Aprimorar a independência das pessoas em suas atividades diárias, melhorando sua capacidade de participar de atividades sociais e de lazer e/ou colaborando para seu retorno ao trabalho após uma lesão ou doença.
Prevenir lesões relacionadas ao trabalho por meio de educação e treinamento em ergonomia.
O amor pode ter um impacto positivo na saúde mental e bem-estar de pacientes com doenças crônicas ou deficiências. Ao melhorar a autoestima e autoconfiança, o amor pode ajudar a reduzir o isolamento social e prevenir ou tratar a depressão.